Importância das agências

O que faz uma agência?

Uma agência é parceira das empresas, que necessitam fortalecer as suas marcas, podemos dizer que ela representa o coração de qualquer negócio.

Uma agência é responsável em criar, planejar e gerenciar todos os aspectos da publicidade de um cliente. Sempre foi responsável em criar campanhas off line, com o advento do digital, muitas agregaram em seus serviços o marketing digital, se tornando assim uma agência Full Service ou On Off, atendendo tanto meio impresso quanto no meio digital.

É como a Modig Publicidade, nascemos no digital, somos digitais, mas agregamos em nossos serviços a comunicação On, nos tornando assim uma agência Full service On-OFF .

Mas qual o diferencial de uma agência?

Na realidade, com a popularização da internet e com as ferramentas que surgiram com o avanço das tecnologias, qualquer empresa pode criar seus próprios materiais como anúncios, campanhas digitais, etc. Mas porque muitas empresas buscam um serviço profissional como uma agência de publicidade ou marketing digital? As razões são várias:

  • Agências possuem em seu time experts formados nas áreas de publicidade, marketing e propaganda, essa equipe possui determinadas funções que são capazes de criar campanhas estruturadas e organizadas para determinados clientes;
  • Elas possuem pessoas formadas em comunicação, que sabem criar conceitos e estratégias direcionadas para suprir as dores e necessidades dos seus clientes;
  • Possuem experiências e bagagens, possuem conhecimentos em tecnologias que venham agregar na criação de campanhas e peças publicitárias;

Como funciona o trabalho e a captação de clientes?

O escopo do trabalho pode variar entre clientes, pois cada um possui necessidades e objetivos específicos, a forma de trabalho pode ser um fee mensal, um success fee ou outra forma de precificação. A maioria das agências trabalham a partir de uma sequência de passos, pode ter certa diferença dependendo do cliente, mas a base é essa:

  1. Encontra-se o problema juntamente com o cliente e o que precisa ser resolvido para alcançar os objetivos;
  2. É criado um briefing baseado no problema do cliente, esse é passado para o setor de criação;
  3. O gerente de contas reúne com a equipe, estabelece as deadlines, orçamento e ideias propostas;
  4. O time trabalha nas ideias propostas, por dias ou semanas até trazer as melhores opções para o diretor de criação;
  5. O diretor de criação faz uma peneira e devolve para trabalhar nas melhores soluções propostas;
  6. O time lapida as ideias, estrutura as campanhas, levanta orçamentos extras como fotografia, impressão, etc.
  7. O diretor de criação aprova e apresenta ao cliente;
  8. O cliente analisa as ideias para passar o feedback para a agência, pode ser uma reprovação e necessidade de voltar ao zero do projeto ou sinal verde para prosseguir.
  9. Se aprovado a equipe de criação trabalha com o atendimento para produzir os anúncios e conteúdo da forma que foram acordadas;
  10. As peças finais são apresentadas ao cliente para aprovação final, após assinatura começa a veiculação do conteúdo nas mídias;
  11. A agência monitora a performance das campanhas e o ROI;

Um dos pilares de uma agência e considerado o mais importante é o setor de criação, é lá que as ideias criam vida, pois os criativos são habilidosos em ferramentas e possuem experiência necessária para entender o escopo do projeto.

Na maioria das vezes esse setor conta com um diretor de criação, responsável em guiar a equipe, é exigido que esses profissionais possuam domínio em ferramentas de edição como Photoshop, Illustrator, Premiere, além de técnicas de comunicação, designer e ilustração. É considerado um dos setores mais cobiçados de uma agência.

Outro setor de extrema importância é a redação, pois ele trabalha em parceria com a criação. Os profissionais elaboram as peças publicitárias, criam as headlines e conceitos textuais, campanhas e anúncios. Revisar é a parte principal desse setor, são responsáveis também em pesquisar palavras chaves para os textos e assegura que a comunicação escrita tenha uma linguagem adequada para o público do cliente.

Tipos de Agências

Agência Full service

Oferece ao cliente uma variedade completa de serviços de marketing, comunicação, criação e promoção, inclui criação de anúncios, pesquisas, etc. As características das agências full service são:

Departamentos in-house – Geralmente possuem uma equipe de departamento de marketing dentro das empresas;

Boutiques criativas – É uma agência que fornece somente serviços criativos.

Agências de marketing digital – São focadas em mídias digitais com foco do seu trabalho somente no mundo digital. Oferecem um serviço especializado criando campanhas publicitárias para internet ou outros meios eletrônicos.

São excelentes para empresas pois são experts em melhorar a presença digital, misturam profissionais como designers, desenvolvedores, copywrites, fotógrafos e videomakers.

Agências de Social Media – Como o nome já diz, elas focam somente em redes sociais. Possuem um time especializado em criar conteúdo somente para as redes, otimizando e maximizando as mídias sociais dos clientes.

Com o avançar de novas tecnologias, as agências precisam se aperfeiçoar assim como todas as empresas.

Agora que você já sabe um pouco como funciona uma agência de comunicação, pode entender que em todos os trabalhos que envolvem tem uma coisa em comum, a criatividade é o motor desse ramo.

Se você precisa de uma agência para assessorar o seu negócio contribuindo com ideias, então solicite um orçamento agora com a Modig Publicidade.