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Marketing digital

Pessoas que nasceram nos anos 2000 praticamente já nasceram com a internet em suas vidas. O marketing digital surgiu ai…? Não! Na verdade o marketing digital segundo pesquisas surgiu em meados de 1960 quando as empresas começaram a fazer as suas divulgações de produtos e serviços por meio do rádio.

Então marketing digital é a promoção de produtos ou marcas por meio das mídias digitais, Philip Kotler, considerado o pai do marketing diz que o marketing é “um processo pelo qual as pessoas possam satisfazer seus desejos e necessidades adquirindo produtos e serviços”.

E é aqui que o negócio fica interessante, as pessoas adquirirem produtos e serviços que elas necessitam ou desejam, sendo assim o marketing vem com a oferta de estimular o desejo de compra das pessoas mostrando o que elas necessitam, aqui entendemos que o marketing digital é tudo que ocorre no meio digital onde inclui diversos canais e serviços como websites, e-commerces, redes sociais, etc.

Então definimos que marketing digital é um conjunto de informações e ações que são feitas em diversos canais digitais com o objetivo de promover marcas, empresas, produtos e serviços.

Muitas pessoas definem o marketing como uma estratégia exclusiva para vendas, é claro que ele é usado e seu intuito é esse, aumentar as vendas para as empresas, mas seu processo em si não está diretamente ligado a fazer gerar vendas, isso porque existem diversos tipos de estratégias que devem ser empregadas para chegar a esse objetivo, que é de fato concretizar uma venda. Sendo assim, é necessário utilizar um conjunto de estratégias que o marketing digital oferece para e chegar a esse objetivo.

  • Marketing de conteúdo
  • Email marketing
  • Redes sociais
  • Otimização de conversão (CRO)
  • Marketing de busca (SEM)
  • SEO
  • Websites
  • Landing pages

Existem outras técnicas e ferramentas que podem ser utilizados em uma ação de marketing digital, assim fica claro que na verdade é justo usar esse termo se a ação emprega várias ferramentas disponíveis para alcançar pessoas que venha gerar venda para a empresa.

Então, marketing digital é relacionado a um conjunto de estratégias e não feito isoladamente.

Vamos falar agora um pouquinho dos conceitos chaves do marketing digital e porque ele se mostra promissor em termos de estratégia na internet.

Personas

Persona é um termo em espanhol que quer dizer pessoa, pra ficar claro, marketing tem a ver com pessoas, como diz o pai do marketing Philip Kotler. Pelo nome já é possível definir que não se trata de um coletivo, mas de uma pessoa somente, sim, esse termo está relacionado a pessoa que mais se aproxima do seu tipo de negócio.

Então para exemplificar podemos dizer que público-alvo está relacionado a um conjunto maior de pessoas ou seja eu posso ter um público de pessoas de uma cidade, um bairro, um país, homens e mulheres com faixa etária de 30 a 50 anos, formados, com filhos, etc.

Observe que o público-alvo está relacionado a um coletivo de pessoas, a persona na verdade está relacionada a uma pessoa que é o mais próximo de um cliente ideal que o seu negócio precisa, veja um exemplo claro:

Fernanda, 25 anos, formada é pós-graduada, gosta muito de ir a restaurantes e viajar, no entanto, Fernanda se sente atarefada com o seu trabalho, não tendo tanto tempo para se exercitar ou cuidar da sua saúde, sendo assim ela procura alguma academia, personal trainer ou algum tipo de empresa que venha solucionar esse problema dela.

Observe que eu estou me referindo exclusivamente a uma pessoa, o que pode ser o cliente ideal para um negócio relacionado à saúde como academias, personal trainers ou outros tipos de negócios que são relacionados a esse ramo de serviço.

A persona é um pouco subestimada nos negócios da maioria das empresas, no entanto, quando nós temos uma persona bem definida, ela facilita muito para onde deve ser apontado as estratégias digitais, a produção de conteúdo, a produção para redes sociais, a produção para um blog ou a produção para um vídeo no youtube, se não tiver uma pessoa bem definida fica muito mais difícil falar para o público específico.

Uma persona pode ser criada com dados reais, ou um personagem fictício, a função da persona é aproximar o cliente ideal daquele negócio, pois assim ficará mais fácil ter estratégias concretas que venham de encontro a necessidade do público daquela empresa.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é outra estratégia que está dentro do marketing digital. Todo conteúdo criado é feito para educar, entreter ou informar um futuro cliente.

Considere o seguinte cenário:

Uma pessoa precisa de um problema de móveis em seu apartamento, naturalmente ela vai no maior buscador, nesse caso o Google, pesquisar por empresas ou assuntos relacionados.

Em uma busca sobre móveis para apartamentos foram encontrados mais de 10.000.000 de páginas, agora o que faz um site estar na primeira página de busca, e o que faz um site estar entre os primeiros colocados nessa busca? É o conteúdo oferecido por esse site que faz com que ele seja melhor posicionado.

Observe que os 3 primeiros resultados são de anúncios patrocinador, onde vou falar mais sobre isso em um outro post sobre tráfego pago.

Abaixo dos anúncios começam os resultados orgânicos, ou seja, aqueles que são posicionados por ordem de relevância e outros fatores nos mecanismos do Google.

O primeiro resultado que temos aqui é da veromobili, e a página mais sugerida e melhor posicionada é justamente o blog desse site, ou seja, seu conteúdo.

E uma das melhores estratégias para o marketing de conteúdo é um blog, isso porque as pessoas pesquisam suas dores e necessidades, então quando uma pessoa busca móveis para apartamento, ela quer resolver uma necessidade sua, que é de mobiliar a sua casa ou encontrar alternativas a móveis e serviços, assim ela pode encontrar sites que falam sobre o assunto, dicas sobre decoração que podem fazer com que essa pessoa sinta mais segurança quando contratar um serviço, ela entende que essa empresa tem autoridade sobre o assunto. É o caso por exemplo da veromobili que navegando nas páginas encontramos vários assuntos sobre casa, decoração, e outros assuntos relacionados.

No entanto, saiba que esse conteúdo a ser criado não é qualquer coisa, ele deve falar sobre questões relacionadas a sua persona, não adianta uma empresa de móveis planejados falar sobre comida por exemplo, além de não ser relevante, a pessoa que visitar seu website vai ficar confusa sobre o que aquela empresa faz de fato.

Para exemplificar melhor, responda pra você? Quando foi a última vez que você comprou algo sem pesquisar? Acredito que quase 100% das pessoas fazem isso antes de qualquer compra seja on ou offline.

É aí que entra a importância do marketing de conteúdo, as pessoas não buscam produtos ou serviços, elas buscam antes de tudo resolver seus problemas, que no caso do nosso cliente fictício pode ser ter sua casa mais organizada com móveis planejados.

O conteúdo é qualquer coisa que fala sobre o que a empresa faz e não necessariamente sobre o que ela vende, daí a importância dessa estratégia, pode ser um blog, um canal de vídeos, um e-book, uma rede social…sim, aqui entra os canais digitais que vamos falar mais adiante.

Blog

Um blog é a forma mais comum de atração na internet, é por meio dele que as pessoas encontram todos os tipos de assuntos na web. No entanto marketing de conteúdo não é somente escrever, existem por trás estratégias como SEO (Otimização para mecanismos de busca) que nada mais é do que deixar esse texto fluído e claro para os robots do Google, o blog é a melhor maneira de conseguir tráfego e atrais novos clientes.

Considerar um blog como estratégia de conteúdo é extremamente relevante para alcançar possíveis clientes de forma orgânica na internet.

Vídeos

Os vídeos estão tão em alta que as plataformas de mídias sociais praticamente se transformaram em uma nova forma de entretenimento depois da tv, Instagram, Facebook, Tiktok dão muito mais relevância e prioridade para vídeos hoje em dia.

Isso porque o vídeo, contagia, envolve… em média 96% das pessoas assistem a um vídeo explicativo para saber mais sobre um produto ou serviço e uma pesquisa mostra que 64% dos consumidores fazem uma compra depois de assistir um vídeo da marca. Considere uma pessoa que quer comprar um novo celular, com certeza ela vai pesquisar sobre suas funcionalidades nos vídeos antes da compra.

Saber mais sobre marketing digital é de extrema importância para qualquer negócio.