Vem aí um novo ano, 2024 vem com muitas promessas para o marketing digital, principalmente com o avanço da inteligência artificial. Além dele, outras áreas tem alta demanda como podcasts, vídeos, criação de comunidades e automação são algumas das tendências para o novo ano.
Imagine que você tem pela frente uma longa estrada, e logo a frente um bifurcação que levará para outros caminhos, nos sentimos assim quando estamos no mercado digital, é tanta informação que muitas vezes nos perdemos, mas é necessário você se situar, entender o seu público, para acertar o caminho.
O ano de 2023 foi o ano da inteligência artificial, depois do chatgpt, inúmeros serviços foram lançados, desde criação de imagens até animação em vídeos, detalhe básico, ainda estamos engatinhando, podemos dizer que a inteligência artificial é um bebê. O que vem por aí? Ainda não sabemos, mas podemos ter algumas ideias, e é essencial que você embarque nessa onda.
Vamos entender então um pouco sobre cada tendência para o novo ano.
Inteligência artificial
Você pode ser uma pessoa leiga, talvez não entenda muito sobre redes sociais, youtube, tiktok, mas com certeza ouviu falar de inteligência artificial nesse ano, não é por menos, foi uma explosão de serviços, e a tendência é de alto crescimento.
Tão importante que o próprio Bill Gates, fundador da microsoft chegou a dizer que é uma das invenções mais importante do momento, assim como foi a inclusão dos celulares e smartphones, ela vai impactar a todos os setores de forma direta e indiretamente.
É claro que tem muitas pessoas, preocupadas principalmente com a perda de empregos, mas acredito que não será tão assim, toda nova tecnologia gera novos serviços, a demanda por profissionais para lidar com sistemas IA vai crescer, pessoas comuns que não trabalham diretamente com o digital não saberão lidar a fundo com a tecnologia.
Pra você entender, hoje um social media pode criar vários posts de maneira muito rápida no canvas, em lote, no entanto esse conteúdo será perdido rápido, as pessoas estarão cansadas de conteúdo genérico, e buscarão mais por conteúdo aprofundado, uma IA não conseguirá fazer isso, necessitará de uma mão humana para gerar os prompts necessários e conhecimento do meio para gerar conteúdo de qualidade de forma que não seja artificial, um desafio que crescerá com o tempo.
Vai por mim, a inteligência artificial substituirá muita coisa que é feita de forma mecânica, mas gerará uma porção de empregos e necessidade que faltará pessoas para suprir.
Produtores de vídeos
A verdade que as IAS conseguem fazer aumentar a produtividade, mas elas precisam de pessoas para operá-las, o crescimento da demanda por vídeos ainda continuará crescendo, IAS irão incorporar e poderão ser criados avatares animados que falarão pelas pessoas, no entanto cada pessoa é única, as pessoas em algum momento irão dar preferência a pessoas de verdade.
Canais no instagram, youtube, tiktok estarão cada vez mais tendo mais pessoas conectadas consumindo vídeos, aliás eles geram verdadeira conexão com as pessoas.
No entanto, acredito que as pessoas estarão buscando vídeos mais profundos, posso dizer que vídeos curtos e rasos, como os de 15 segundo do tiktok estarão sendo substituídos por conteúdo mais denso, aliás essa é uma mudança que o próprio tiktok já está fazendo e deve ser uma tendência no próximo ano.
Está acostumado a produzir vídeos curtos sem profundidade, prepare-se pois essa chave vai virar, invista em conteúdo mas denso e completo no próximo ano.
Podcasts
Podcats substituem os rádios, pessoas tendem a ouvir porque as vezes estão fazendo outras coisas, senão da pra ler, ouvir será a melhor maneira.
Se você tem blog, invista na produção de podcast e conteúdo mais aprofundado.
As tendências vem e vão, são como roupas de época, estar inteirado do conteúdo é essencial para que ses projetos como produtor de conteúdo avancem ou saiam do papel.
E pra você, quais tendências você acha que mais vai bombar nesse ano de 2024?